A chuva que atingiu o município de Estância Velha, no Vale do Sinos, entre a noite de sexta-feira (8) e este sábado (9) deixou quatro famílias fora de casa. A mais atingida delas está em um abrigo e perdeu todos os móveis da residência, localizada no bairro Rincão dos Ilhéus. As outras três famílias que tiveram casas danificadas foram para a residência de parentes, de acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Douglas Baermann.
Nove dos 12 bairros de Estância Velha ficaram alagados no pico do temporal, na sexta-feira. Na manhã deste sábado, a água já havia baixado. A prefeitura e a Defesa Civil contabilizaram cerca de 5 mil pessoas atingidas por alagamentos e estragos em imóveis. Foram 100 focos de excesso de água pela cidade. A prefeitura decretou situação de emergência neste sábado.
O secretário de Obras de Estância Velha, André Fleck, afirma que 50% da rede pluvial da cidade está afetada, o que dificultou o escoamento. Segundo ele, a partir de segunda-feira, uma força-tarefa vai atuar para desobstrução dos bueiros e canais da cidade. A medida vai servir como uma prevenção em caso de nova chuva.
Em razão dos danos causados no asfalto das ruas, os ônibus intramunicipais de Estância Velha operam com desvios e sem previsão de normalização. A chuva também afetou a Unidade Básica de Saúde Bela Vista. Problemas na calha fizeram com que a água invadisse o imóvel. A Defesa Civil afirma que não houve prejuízo à população porque a unidade só funciona de segunda a sexta-feira. A previsão é de que o atendimento seja retomado normalmente na próxima semana.
Equipes seguem fazendo levantamentos para tentar normalizar todos os serviços afetados já na segunda-feira.