Geral

Vale do Sinos

Desabrigados pela chuva em Novo Hamburgo voltam para casa

Temporal da madrugada deste sábado deixou 300 pessoas fora de casa. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 10 mil moradores foram prejudicados pelos alagamentos

Kathlyn Moreira

Enviar email
Tiago Boff / Agência RBS
Os bairros de Novo Hamburgo mais afetados pela chuva foram Canudos, Santo Afonso, Industrial, Ideal e Rondônia

Todas as pessoas que ficaram desabrigadas devido ao temporal que aconteceu entre a noite de sexta-feira (8) e a madrugada deste sábado (9) já voltaram para casa, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Famílias inteiras deixaram suas residências em função dos alagamentos e danos. No bairro Santo Afonso, uma igreja abrigou alguns dos atingidos. 

Os bairros mais afetados pela chuva foram Canudos, Santo Afonso, Industrial, Ideal e Rondônia. A maioria dos problemas registrados pela Defesa Civil foram de alagamentos e enxurradas — segundo a instituição, cerca de 10 mil moradores foram prejudicados pelo excesso de água. No entanto, os prejuízos ainda são contabilizados pelas autoridades.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente Claudiomiro da Fonseca, choveu 100 milímetros em menos de duas horas, o que equivale ao volume para um mês.

A prefeitura disponibilizou 10 caminhões e seis retroescavadeiras para atender à população do município. A prioridade de atendimento foi para a região da Vila Getúlio Vargas, no bairro Canudos, onde a água chegou ao nível mais alto. As cabeceiras de uma ponte caíram e o asfalto cedeu na Avenida Sete de Setembro, por isso há bloqueio total no trecho entre as avenidas Primeiro de Março e Pedro Adams Filho.

Na tarde deste sábado, agentes da prefeitura e da Defesa Civil seguem percorrendo as ruas da cidade. Um gabinete de gestão está instalado na Fenac para atender demandas dos moradores afetados. 

Doações

Quem quer fazer doações às pessoas afetadas pela chuva em Novo Hamburgo pode ir até o pavilhão da Fenac (Rua Araxá, 505 - bairro Ideal). Os itens mais requisitados são:

Itens de limpeza

  • alvejante
  • álcool
  • rodo
  • saco de lixo
  • detergente
  • sabão em pó
  • baldes

Alimentos não-perecíveis

  • arroz
  • feijão
  • massas

Também são requisitadas caixas de leite. Alimentos estão sendo entregues ao longo do dia e serão enviados, também neste domingo, para as famílias cadastradas URAS Monteiro Lobato (Rua Ícaro, 2290 – Canudos) e no CRAS Santo Afonso, localizado na Rua Montevidéu, 605.

Atingidos podem entrar em contato nos seguintes números para atendimento: 9999-27974, 9916-80779, 9999-27973, 9926-80212 e 9999-27881.

Hospital alagado durante enxurrada segue fechado

O Hospital Dia e Pronto-Atendimento da Unimed de Novo Hamburgo segue fechado e sem previsão de reabertura. O local também foi atingido pelo temporal.

Segundo a Unimed, a água da chuva invadiu o prédio, o que deixou toda a unidade alagada. Pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde ainda durante a madrugada.

A orientação para quem precisar de assistência médica é se dirigir ao Pronto Atendimento de Campo Bom, que funciona até a meia-noite de sábado, e ao Hospital Dia e Pronto-Atendimento da Unimed de São Leopoldo, que tem atendimento 24 horas.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Sala de Redação

13:00 - 15:00