Nos seis anos da maior tragédia do Estado, o incêndio na boate Kiss será lembrado por uma série de eventos em Santa Maria. A madrugada daquele 27 de janeiro de 2013, que ceifou de forma prematura a vida de 242 jovens, ainda segue viva na memória de familiares, sobreviventes e de todos os moradores da cidade.
De lá para cá, Santa Maria, que ganhou evidência nacional e internacional, passou a conviver com o incômodo rótulo de "cidade da Kiss". E ainda hoje tenta minimizar a cicatriz daquela noite, lutando por conscientização e justiça.
Para este fim de semana, uma programação organizada pela Associação de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) irá relembrar aquela noite, para que a tragédia não se repita.
Sábado
As atividades começam neste sábado (26), com a realização de um seminário, no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sobre segurança, tecnologia e normas técnicas na prevenção de tragédias evitáveis. Depois, haverá um debate sobre o papel da mídia nas tragédias e outro abordando os direitos humanos.
Às 21h será o início da vigília, na tenda dos familiares, na Praça Saldanha Marinho. E, às 23h, cavalarianos de São Gabriel, que estão em percurso desde o dia 23, chegarão em frente à boate, na Rua dos Andradas, em forma de homenagem às vítimas.
Domingo
No domingo (27), a associação lançará o projeto de reestruturação da tenda dos familiares das vítimas. O projeto foi elaborado por uma equipe de professores e alunos da Universidade Franciscana (UFN) e evidenciará a importância do local.
— É um projeto simples que foi elaborado em uma ideia de o povo se apropriar dele (espaço), para que não seja apenas dos familiares. Continuará sendo aberto, com passagem livre para as pessoas, sem portas. Ele é um ponto de memória para nós.
Confira a programação completa
Sábado
Local: auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
14h: Palestra sobre segurança, engenharia, tecnologia, normas técnicas na prevenção de tragédias evitáveis
15h20min: O papel e a importância da mídia nas tragédias. Participantes:
- Elói Zorzeto: apresentador do RBS Notícias
- Daniela Arbex: autora do livro "Todo Dia a Mesma Noite", que narra a tragédia da Boate Kiss
- Marcelo Canellas: repórter da TV Globo
17h10min: exibição do documentário da associação com a cronologia da tragédia
17h30min: seminário "Riscos à vida e direitos de proteção: tragédias evitáveis, feminicídio, racismo e homofobia
21h: Vigília
Local: tenda dos familiares
23h: Cavalgada da Paz em frente à boate
Domingo
Todas as atividades ocorrerão na Praça Saldanha Marinho
18h: abertura da 6ª edição do Janeiro 27: exposição de fotos com a jornalista Alice Pavanello e fotógrafo Dartanhan B. Fiqueiredo
18h15min: lançamento da revista científica com artigos escritos por alunos que usaram o caso da boate Kiss como trabalho de conclusão de curso
18h45min: apresentação do projeto do memorial
19h50min: apresentação de vídeos sobre o memorial
20h05min: apresentação artística
20h25min: toque de silêncio
20h30min: ato ecumênico
21h10min: encerramento com canções