O número de pessoas que estão fora de casa no Rio Grande do Sul voltou a aumentar. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, na tarde desta quinta-feira (17), 6.670 moradores nessa situação. Pela manhã, este número era de 5.860 pessoas.
Do balanço mais recente, 1.551 estão desabrigadas (levadas para ginásios e abrigos públicos) e outras 5.119 estão desalojadas (em casa de amigos ou parentes). No total, 18 municípios gaúchos contabilizam estragos por conta de temporais que atingiram o Rio Grande do Sul desde a semana passada.
Ainda nesta quinta, o governador Eduardo Leite assinou os decretos de situação de emergência dos municípios de São Francisco de Assis, Rosário do Sul, Dom Pedrito e Quaraí. Na quarta (16), o Piratini homologou os pedidos de Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana.
A assinatura do decreto agiliza o processo de recebimento de recursos para combater os estragos causados pelo mau tempo. Nesse primeiro momento, o Estado pode encaminhar ajuda humanitária às prefeituras. Caso a situação de emergência seja reconhecida pela União, as cidades podem ter acesso a mais benefícios, como compras com dispensa de licitação, acesso dos moradores aos valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e recursos para obras.