O governador Eduardo Leite assinou, nesta quinta-feira (17), os decretos de situação de emergência dos municípios de São Francisco de Assis, Rosário do Sul, Dom Pedrito e Quaraí. Na quarta-feira (16), o Piratini já havia homologado os pedidos de Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana. Todos esses municípios sofrem com os efeitos do aguaceiro que atinge o Estado desde a semana passada.
A assinatura do decreto agiliza o processo de recebimento de recursos para combater os estragos causados pelo mau tempo. Nesse primeiro momento, o Estado pode encaminhar ajuda humanitária às prefeituras. Caso a situação de emergência seja reconhecida pela União, as cidades podem ter acesso a mais benefícios, como compras com dispensa de licitação, acesso dos moradores aos valores do FGTS e recursos para obras.
— Com a assinatura, os municípios poderão ter acesso aos recursos para pagamento de horas-máquina para procedimentos, como desentupir bueiros e estradas — afirmou o coordenador da Defesa Civil no Estado, Julio Cesar Rocha Lopes.
O coordenador, que esteve junto de Leite na assinatura dos decretos nesta quinta, destacou que a Defesa Civil já está enviando kits humanitários para os municípios afetados pelo mau tempo.
— O nosso pedido de doações continua. As pessoas podem doar os materiais no Centro de Doações da Defesa Civil, nas prefeituras e em todas as unidades do Corpo de Bombeiros. Hoje, conversei com o comandante dos Bombeiros no Estado para alinharmos esse processo — pontuou.
Conforme o último balanço da Defesa Civil, divulgado no fim da tarde desta quinta-feira, 6,6 mil pessoas seguiam fora de casa em razão do mau tempo. Alegrete, na Fronteira Oeste, segue sendo o município com maior número de moradores que ainda não conseguiram retornar às suas residências.