Um bispo da igreja evangélica Luz Para os Povos foi socorrido após ficar ilhado dentro do seu veículo no centro de Alegrete, na Fronteira Oeste. O fato ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (17). Danilo de Souza Trindade, de 74 anos, tentou atravessar a rua Alexandre Lisboa, região alagada pelos temporais que atingem a Fronteira desde a semana passada. Porém, o seu carro, um Volkswagen Golf, acabou carregado pelas águas.
— Foi um socorro complicado, a água chegou aos bancos do veículo — explicou o comandante dos bombeiros, Max Meinke.
GaúchaZH conversou com o filho, Fábio, que agradeceu a Deus pelo salvamento do pai.
— A primeira coisa que ele fez foi me ligar, e eu acionei os Bombeiros. Ali no carro ele estava muito tranquilo, muito sereno. Pediu para Deus que tudo desse certo — relata Fabio, que é pastor na mesma igreja.
Ainda segundo o filho, o bispo é lúcido e muito ativo. Ele não teria visto a sinalização no local.
— No que ele entrou, veio uma enxurrada e levou o carro — afirmou o pastor.
Um dos bombeiros que socorreu o idoso, Aloísio Escarrône, explica que, ao chegar ao local, a guarnição encontrou o motorista já com água pela cintura, e não conseguia abrir os vidros e a porta do carro.
— Retiramos ele de dentro do carro. Com o veículo mais leve, e com a ajuda de pessoas que estavam ali, conseguimos empurrar e tirar do alagamento – relata.
Flaviane Antolini Fávero, responsável pelo site Alegre Tudo, de Alegrete, conversou com o bispo após seu salvamento:
— Ele disse que orou bastante e que foi Deus que o salvou.
O comandante dos Bombeiros, Max Meinke, alerta que as situações mais perigosas são aquelas em que as pessoas acreditam poder enfrentar e subestimam a força da correnteza.
— Nos preocupa esse tipo de situação. É uma questão importante, sobre a percepção de risco. Pessoas convivem com o perigo, com o risco, e não percebem. Isso é fundamental na questão da prevenção de acidentes – finaliza Meinke.