Reduziu para 322 o número de pessoas que seguem fora de casa na Fronteira Oeste em decorrência dos temporais que atingiram a região na primeira quinzena de janeiro. No período mais crítico, o número passou de 10 mil.
De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, divulgado nesta segunda-feira (28), há 170 pessoas desabrigadas e 152 desalojadas, a maioria em Alegrete, cidade mais afetada.
Nível dos rios
De acordo com o subchefe da Defesa Civil do Estado, coronel Rodrigo Dutra, todos os rios da Fronteira Oeste estão estabilizados e nenhum está mais em cota de inundação. O único que está em cota de alerta é o Uruguai, em Uruguaiana, em 8,24 metros. O rio entra em cota de inundação quando alcança os 8,5 metros.
Cidades em emergência
Ao todo, 21 municípios estão em situação de emergência no Estado, 18 deles relacionados diretamente com os temporais de janeiro. Nove decretos foram homologados pelo governo do Estado e seis pela União. Os municípios estão em fase de reconstrução e aguardam recursos do governo federal e auxílio do Exército para realizar os trabalhos. A expectativa é de que outras cidades tenham os decretos homologados pelo Estado e pela União nesta semana.