Um empresário de Erechim, no Norte do Estado, está desaparecido há três dias após sair para caçar javalis em uma estância de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. Equipes da Brigada Militar, Bombeiros e Exército estão realizando buscas no local desde sábado (26).
Anderson Pieniak, 29 anos, estava com outros nove amigos caçando javalis no local. Conforme o comandante regional da Fronteira Oeste, tenente-coronel Sérgio Alex Laydner Medina, os caçadores saíram em duplas atrás dos animais. No entanto, o parceiro de Anderson precisou parar no meio do caminho, e ele seguiu sozinho.
Depois de algumas horas sem contato, os outros nove caçadores se reuniram e realizaram uma primeira busca a Pienak. Como não localizaram nada, resolveram acionar os órgãos de segurança. Laydner acredita que o caçador possa ter se machucado e, por isso, não conseguiu sair do matagal.
— O javali é um animal extremamente forte, feroz e violento. Daqui a pouco o javali pode ter arremetido contra ele e causado alguma lesão — disse o oficial.
Além dos policiais da Brigada Militar e dos Bombeiros, a polícia uruguaia enviou um cão farejador para auxiliar nas buscas. Outros cães de Santa Maria chegaram ao local nesta segunda-feira (28). Três drones da Patrulha Ambiental e 15 soldados do Exército Brasileiro reforçam as buscas.