Caiu para 486 o número de pessoas que seguem fora de casa no Rio Grande do Sul em função das enchentes que afetaram principalmente a Fronteira Oeste, na semana passada. Os dados foram divulgados pela Defesa Civil do RS na tarde desta quarta-feira (23). Até o final da manhã, eram 869 pessoas fora de casa no Estado.
Atualmente, são 166 desalojados (pessoas em casas de parentes ou amigos) e 320 pessoas desabrigadas, que foram levadas a ginásios e abrigos disponibilizados pelas prefeituras e Defesa Civil. Entre as cidades que ainda registram o maior número de pessoas fora de casa estão Alegrete, com 248 desabrigados, e Uruguaiana, com 77 desalojados e 19 desabrigados.
O Rio Grande do Sul possui 19 municípios em situação de emergência. Sete deles já tiveram os decretos homologados: Alegrete, Dom Pedrito, Quaraí, Rosário do Sul, São Gabriel, São Francisco de Assis e Uruguaiana.
Na terça-feira, prefeitos de alguns municípios prejudicados pelas chuvas se reuniram com ministros em Brasília. No encontro, o governo federal prometeu liberar cerca de R$ 24 milhões para que as cidades realizem obras em infraestrutura, como a recuperação de estradas e pontes. Nesta quarta-feira, entretanto, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, anunciou que irá liberar R$ 4,5 milhões.