Diante das filas em postos de combustíveis após rumores de uma nova greve dos caminhoneiros, o presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis do RS (Sulpetro), João Dal'Aqua, reforçou que "não há risco nenhum" de uma nova paralisação da categoria. Ele afirmou que a situação é "tranquila" nas refinarias e que não há indícios de falta de combustíveis nos estabelecimentos.
- É fake news, boataria. As pessoas vêm uma fila e já acham que precisa entrar. É um efeito manada - afirma.
Dal'Aqua lembrou que na paralisação dos caminhoneiros de maio, as garagens das refinarias ficaram bloqueadas pelos manifestantes. Já neste sábado (1°), tal transtorno não ocorreu e as cargas chegaram aos postos normalmente. Nos domingos, ressalta o presidente, os estabelecimentos trabalham com estoques e são reabastecidos somente nas segundas-feiras.
O presidente declarou que está em contato direto com as diretorias regionais e irá monitorar os reflexos dos boatos nesta segunda-feira (3).
Os rumores começaram após o compartilhamento de uma nota atribuída ao grupo de WhatsApp União dos Caminhoneiros do Brasil sobre o início de uma nova paralisação depois do feriado de 7 de setembro. Em resposta, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou, na noite de sábado (1º), o reajuste na tabela do frete.