O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) voltou a prorrogar o contrato de manutenção dos dois túneis da BR-101, em Maquiné. Pela nova previsão, o vínculo será mantido até 25 de setembro de 2019.
A expectativa da autarquia é que essa tenha sido a última prorrogação. Um ano atrás este era o mesmo sentimento. A aposta é que até lá se conheça a vencedora do leilão da concessão das rodovias federais do Rio Grande do Sul. Caberá à empresa também fazer a manutenção dos dois túneis.
Este contrato custa ao governo federal R$ 658 mil por mês. A estrutura de 1,8 quilômetro exige uma complexa estrutura de pessoal e de equipamentos de segurança para manter a circulação de veículos na região.
São aproximadamente 30 profissionais envolvidos, como engenheiros, técnicos de suporte em sistema e enfermagem, monitores, eletricistas, mecânicos, vigilantes, entre outros profissionais. No local é feito o monitoramento de 40 câmeras e de um sistema de energia com duas subestações alimentadas por gerador.
A empresa paulista Hhtec é a responsável pela fiscalização do trânsito nos túneis desde setembro de 2014. Ela também é a operadora da ponte do vão móvel do Guaíba desde julho, quando acabou o vínculo da Triunfo Concepa com a Agência Nacional de Infraestrutura de Transportes (ANTT).
Os túneis de Morro Alto, em Maquiné, foram inaugurados em dezembro de 2010. Por causa das estruturas, foi possível encurtar a distância em 11 quilômetros entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A duplicação da BR-101, entre Osório-RS e Palhoça-SC, começou em janeiro de 2005. Os 88,5 quilômetros do trecho gaúcho foram entregues em fevereiro de 2011.