Começou nesta segunda-feira (10) a montagem da estrutura da Feira do Livro de Caxias do Sul. O evento literário começa no próximo dia 29 e segue até 14 de outubro na Praça Dante Alighieri, no centro da cidade.
Neste ano, a feira terá uma estrutura mais ampla e aberta. As bancas ficarão mais afastadas do chafariz, que não será coberto. Conforme a coordenadora da feira, Maria Cristina Tiburi Pisoni, o projeto prevê a ocupação de todas as calçadas mais próximo às ruas para facilitar a circulação.
— A gente quer humanizar a praça, quer tornar a praça bem acessível para as pessoas — explica.
A interligação será feita por túneis para evitar transtornos em caso de chuva. O espaço para o público infanto-juvenil ficará na calçada da Marquês do Herval. Ao contrário do ano passado, a Rua Montaury não ficará trancada permanentemente - só haverá bloqueios durante dois domingos por causa de programações paralelas.
A estrutura vai abrigar 45 livreiros. Está prevista a participação 62 escritores nacionais e internacionais. Serão 24 bate-papos, 16 palestras e 80 sessões de autógrafos. A patrona desta edição é a escritora Rejane Romani Rech.