Um ato de vandalismo foi registrado no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami durante o feriado de 7 de Setembro, em Caxias do Sul. O prédio que abriga a história da cidade, teve as paredes pichadas com símbolos e letras entre a noite de quinta-feira (6) e a madrugada de sexta (7).
Uma das pichações foi na fachada do arquivo, que fica na Avenida Júlio de Castilhos. Os vândalos fizeram símbolos na parede do primeiro andar. A parte lateral, que fica na Rua Humberto de Campos, também foi pintada.
— Ficamos tristes e revoltados. A gente percebe que não só aqui, mas no país como um todo, as pessoas não dão valor ao que é cultural — lamenta a gerente do arquivo, Neisi Zorzi, que levará a demanda à Secretaria Municipal da Cultural para avaliar a forma de remoção da tinta.
A pichação se soma a uma série de ataques ao qual o Arquivo Histórico já sofreu este ano. Nos primeiros meses, conforme Neisi, foram furtadas as calhas do prédio. Em maio, um furto de cabos de telefonia e fibra óptica deixou o prédio 10 dias sem internet e telefone, prejudicando o acesso ao acervo digital. Mais recentemente, no final de agosto, três fechaduras das portas localizadas no térreo foram levadas pelos criminosos.