A Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul avalia como fará a reposição do Marco Zero furtado nesta semana da praça Dante Alighieri.
Conforme o secretário Joelmir da Silva Netto, equipes da secretaria estão fazendo um estudo histórico para avaliar a reposição da peça de bronze, que originalmente era de madeira e também já foi feita em azulejo. A partir dessa pesquisa, pretende calcular o custo da reposição, porque depende do material a ser empregado.
Na segunda-feira (6), agentes que cuidam da praça Dante Alighieri perceberam o furto do símbolo, que continha a representação de uma Rosa dos Ventos e a latitude e longitude de Caxias do Sul. O Marco Zero ficava na Rua Marquês do Herval, entre a Rua Sinimbu e a Avenida Júlio de Castilhos. A Secretaria do Meio Ambiente, responsável pela infraestrutura, limpeza e manutenção da praça, lamentou o fato e informou que registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil.
De acordo com o Arquivo Histório de Caxias, no passado, os agrimensores - profissionais que faziam as medições de terra - determinavam as léguas, quadras e distâncias da cidade a partir do marco.