Há seis anos, a prefeitura de Santa Maria deu início a um projeto de recuperação do centro da cidade que, de lá para cá, tem avançado a passos lentos. Até dezembro deste ano, o Instituto do Planejamento – autarquia do Executivo – pretende executar uma outra fase dessas alterações no perímetro central que constam no Plano Diretor de Mobilidade Urbana.
Na prática, a prefeitura quer restringir a circulação de veículos na chamada 2ª Quadra da Rua Dr. Bozano e, assim, contemplar uma série de medidas entre as esquinas das ruas Floriano Peixoto e Serafim Valandro. Com isso, o trânsito neste perímetro passará a contar com uma única pista – a ser utilizada por táxis garantindo também o acesso às vagas de garagens no entorno – e, ainda, será retirado os estacionamentos em ambos os sentidos dessas vias.
O projeto é visto como uma medida de tornar Santa Maria mais próxima das tendências dos grandes centros urbanos, como destaca o presidente do Iplan, Daniel Pereyron. Ainda segundo ele, no lugar dos estacionamentos serão viabilizadas áreas de lazer.
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Marli Rigo, entende que, no momento, é prematuro avaliar o efeito prático dessas medidas junto ao comércio do centro. Porém, ela afirma que os lojistas precisam se mostrar receptivos à iniciativa.
Agora, para estas alterações na 2ª quadra da Bozano, a prefeitura trabalha com a possibilidade de firmar parcerias com instituições de Ensino Superior da cidade. Em decorrência de o município não contar com recursos financeiros suficientes para viabilizar todas as alterações previstas no Plano Diretor para o centro da cidade, a administração deve realizar as mudanças na 2ª quadra com a utilização de medidas simples como, por exemplo, a demarcação dos espaços com pinturas e a colocação de floreiras.
Dentro de um cronograma inicial, o objetivo é, na sequência, estender a medida com o alargamento dos passeios públicos na Rua Dr. Bozano em direção à Praça Saturnino de Brito. Dentro deste projeto de recuperação do centro da cidade, a prefeitura implementou, nos últimos anos, duas medidas: o Caminhe Legal (que traz um regramento dos espaços públicos) e o Anuncie Legal (que normatiza os anúncios comerciais que causavam poluição visual em estabelecimentos no centro).