Desde o dia 2 de agosto, os moradores de Flores da Cunha, na Serra, contam com um sistema de transporte gratuito. Três bicicletas estão à disposição dos quase 30 mil habitantes.
O projeto foi desenvolvido pela Olimóveis, empresa de urbanismo que completou 25 anos de atuação no mês de julho. Segundo o diretor-comercial Auber Césaro Santini de Oliveira, a ideia foi apresentada na prefeitura, que aprovou o projeto, as plantas e recuos.
Oliveira e o arquiteto Joel Lanzarin foram os idealizadores da proposta. Um bicicletário foi construído em uma área externa, não utilizada pela empresa. O investimento feito foi de R$ 31 mil.
Para ter acesso, o usuário precisa fazer um rápido cadastro no site olibike.com.br e aceitar os termos de uso. O serviço está disponível das 8h às 11h45min e das 13h15min às 18h, de segunda a sexta-feira.
Cada participante tem até duas horas para pegar, usar e devolver a bicicleta, que vem identificada, equipada com sinalização reflexiva, espelho e campainha. O usuário precisa devolvê-la no mesmo lugar onde a pegou no endereço onde está estabelecida a empresa, no centro da cidade serrana. São admitidos 15 minutos de tolerância. Excedido este tempo é cobrada uma taxa de R$ 5 a cada 30 minutos.
— É um bike sharing (sistema de bicicletas públicas), mas numa escala bem pequena, numa cidade também pequena, que não tem o hábito de uso da bicicleta e é exatamente esse o incentivo e provocação que a gente quer fazer com este projeto — diz Oliveira.
Até agora, pouco mais de 30 pessoas se cadastraram, inclusive o pessoal da empresa.
— Muitas pessoas se manifestaram positivamente, no entanto, já vimos comentários do tipo: "É de graça mesmo?", "Posso ir lá pegar a bike assim de boa?". As pessoas estão, de certa forma, tentando entender como usar, se elas podem realmente ir lá, pegar a bicicleta, e sair pedalando. Temos incentivado as pessoas a usarem — comenta o diretor-comercial da Olimóveis.
Por enquanto, a empresa tem apenas um ponto de retirada e devolução das bicicletas, mas já avalia a possibilidade de instalar paraciclos (suporte físico onde a bicicleta é presa) identificados em diferentes pontos da cidade.