Devido à mudança completa do serviço de emissão de carteiras de identidade em Santa Maria para o novo prédio que foi cedido ao Instituto Geral de Perícias (IGP), os atendimentos estão suspensos essa semana. De acordo com a médica legista e coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Perícias do IGP, Maria Ângela Zucchetto, as reformas no local ficaram prontas no final de semana. Na segunda-feira (13), foi realizada a mudança e, durante os próximos dias, serão feitos os últimos ajustes da rede de internet e também de organização das salas para viabilizar o serviço no novo endereço, na Rua Gaspar Martins, bairro Medianeira.
A agenda do mês de agosto e de setembro já está completa. Dessa forma, a orientação para quem tinha agendamento para esta semana é que remarque o atendimento conforme a demanda já existente. Agora, os novos agendamentos devem ser feitos apenas por meio do site. Pessoas idosas, com necessidades especiais ou que tenham urgência podem procurar a unidade, no novo endereço, a partir da semana que vem para reagendar o atendimento. O funcionamento é das 8h às 13h.
Histórico
Desde dezembro de 2016, o IGP atuava na sede do Instituto Médico Legal (IML), na Rua Floriano Peixoto, no centro de Santa Maria, de forma improvisada. Ainda conforme Maria Ângela Zucchetto, a estrutura permitia uma média de 60 atendimentos no dia. No novo prédio, com cinco estações em funcionamento, a previsão é chegar a pelo menos 100 atendimentos no dia.
O valor cobrado para emissão da carteira de identidade é de R$ 65,88. O prazo de entrega do documento é de 15 dias após o pagamento da taxa. Já para quem solicita urgência, a carteira fica pronta em cinco dias úteis e o valor cobrado é de R$ 85,65.