As obras de recuperação no quilômetro 12 da RS-431, em Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha, foram concluídas em julho, um ano e um mês após o pavimento apresentar rachaduras. Os danos na pista fizeram com que o trânsito de caminhões fosse proibido no trecho, embora a determinação nem sempre fosse respeitada.
Embora o asfalto tenha cedido em junho de 2017, as obras começaram cinco meses depois, em novembro, e tinham duração prevista de seis meses. De acordo com o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, a partir desta semana equipes contratadas pelo órgão irão aplicar a sinalização definitiva na rodovia. O trabalho será realizado não somente no ponto que passou por recuperação, mas também nos 20,1 quilômetros restaurados, entre a ponte sobre o Rio das Antas e Dois lajeados.
Embora o conserto das rachaduras já tenha terminado, na manhã desta terça (31) o Grupo Rodoviário de Farroupilha, que fiscaliza o trecho, não havia sido oficialmente informado e não soube dizer se o trânsito está normalizado no trecho.