A Polícia Federal instaurou um inquérito contra o professor de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC ) Aureo Mafra de Moraes, que é investigado há cinco meses por suspeita de atentado contra a honra da delegada Erika Mialik Marena. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Erika foi quem deflagrou a operação Ouvidos Moucos da PF, que apurou supostos desvios de recursos federais na universidade. Já Aureo foi chefe de gabinete do ex-reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, que, em outubro passado, atirou-se do sétimo andar de um shopping center da capital catarinense e deixou um bilhete póstumo no qual responsabilizava a operação policial pelo suicídio. O reitor havia sido preso 18 dias antes pela delegada, que o acusou de obstrução de Justiça. Ele não era suspeito de desvios de recursos.
De acordo com o jornal, o Aureo foi intimado porque, segundo a polícia, há indícios de crimes de calúnia e difamação numa reportagem da TV UFSC, produzida por alunos, sobre o evento de aniversário de 57 anos da universidade, em dezembro do ano passado. Em um dos trechos do vídeo, o professor aparece falando sobre "(a) reação da sociedade a tudo aquilo que nos abalou neste ano", numa referência à morte do reitor. Os policiais federais viram aí um indício de crime porque, atrás dele, havia uma faixa com críticas aos responsáveis pela operação Ouvidos Moucos.
Também no vídeo aparecem uma faixa ("Não ao abuso de poder") e pequenos cartazes onde se lê "Universidade rima com verdade e liberdade. Quem matou o reitor?". O chefe de gabinete da reitoria não faz menção à delegada nas entrevistas.
No mês passado, o delegado Germando Di Ciero Miranda intimou Aureo para que ele apontasse os responsáveis pelo evento, por autorizar a entrada dos cartazes e por colocá-losvisíveis atrás dos entrevistados. Aureo declarou não saber responder essas questões e afirmou que a universidade não interfere e nem cerceia manifestações.
O delegado terminou a oitiva advertindo o professor. Ele estaria obrigado a comunicar a Polícia Federal sobre eventuais mudanças de endereço.