A Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul aprovou um projeto de lei que permite que animais domésticos, como cães e gatos, possam ser transportados dentro de ônibus do transporte coletivo do município. A autorização vale para transporte urbano e interdistrital.
A matéria, aprovada na última segunda feira (9), ainda não chegou para a sanção do prefeito Sergio Ghignatti.
Conforme o vereador Itamar Luz, diversos moradores da cidade entraram em contato com ele pedindo pela criação deste projeto, para que pudessem levar os animais em pet shops e veterinárias, por não terem carro particular.
Para que os animais possam circular nos ônibus, há regras a serem seguidas. A primeira delas é o tamanho do pet: Ele deve ser de porte pequeno, com no máximo 16 kg. Ainda, precisa ser transportado em casinhas específicas, totalmente fechadas e limpas, e sem acesso a comedouros ou bebedouros. Eles também precisam estar em dia com as vacinas. Ainda, em cada ônibus será permitido o transporte de no máximo dois pets.
O projeto de lei aponta também que o proprietário do animal terá de pagar uma tarifa do transporte. E que animais peçonhentos, ferozes, de determinadas espécies ou com problemas de saúde que comprometam os demais usuários não serão autorizados a entrar nos veículos.