Foram retomadas em Santa Catarina, na manhã deste sábado (28), as buscas, no mar, à aeronave pilotada por José Ubirajara Moreira da Silva, 68 anos, natural de Ijuí. Quatro equipes do Corpo de Bombeiros, uma da Força Aérea Brasileira e uma da Marinha do Brasil estão mobilizadas. A procura pelo homem e por destroços da aeronave se concentra em uma região que fica cerca de cinco quilômetros distante da costa catarinense, no litoral norte do Estado, tendo como pontos de referências as cidades de Itajaí, Navegantes e a saída do rio Itajaí-Açu para o oceano.
Comandante da 1ª Região dos Bombeiros de Santa Catarina, César Nunes informa que, na manhã deste sábado, foram localizados na água pertences que seriam do piloto, como roupas, uma bolsa sem documentos e uma cuia. Os objetos foram reconhecidos pelo filho do piloto desaparecido, que está pessoalmente acompanhando as buscas em Santa Catarina.
Nunes relata que o piloto, após decolar de um condomínio na cidade catarinense Porto Belo, reportou para as torres de controle de voo de Navegantes a falta de orientação espacial.
— A torre determinou que ele tomasse altitude maior e, depois, foi perdido o contato. Havia uma neblina muito forte naquele momento — relatou Nunes.
A aeronave acidentada é do modelo Conquest 180. De pequeno porte, tem 6,75 metros de comprimento e pesa cerca de 400 quilos.
No plano de voo, a passagem por Santa Catarina era parte de uma viagem que havia começado no Rio Grande do Sul com destino ao Interior de São Paulo.