A partir de segunda-feira (4), o transporte coletivo de Caxias do Sul terá redução nas operações de 30 linhas. O ajuste é resultado do acordo firmado entre o município e a concessionária Visate na audiência de conciliação realizada em 17 de maio. O entendimento evitou que a tarifa fosse reajustada para R$ 4,30, como havia sido determinado pela Justiça.
Ao todo, a Secretaria de Trânsito já autorizou a diminuição no número de voltas em 52 linhas para se adequar à demanda de passageiros. A previsão era que 19 itinerários fossem ajustados nesta sexta (1) e outros 11 na segunda. Com o impacto da greve dos caminhoneiros que fizeram com que a empresa utilizasse a tabela de domingo nesta sexta, a alteração das 30 linhas vai entrar em vigor na segunda. As 22 linhas restantes serão modificadas a partir de quarta-feira.
— Nos horários que tinham poucos passageiros pagantes, os horários foram readequados, mas nos horários de pico não terá alteração — garante o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares.
As alterações podem variar de linha para linha. A Visate diz que as mudanças terão pouco impacto para os passageiros porque o intervalo entre as voltas vai aumentar em poucos minutos. As mudanças podem ser consultadas a partir desta sexta (1) pelo site da concessionária.