Depois de operação contra uma empresa suspeita de fraudar concursos públicos em municípios do Rio Grande do Sul, a prefeitura de São Pedro do Sul, na Região Central, decidiu suspender o processo seletivo público realizado pela empresa Objetiva Concursos.
Conforme nota do Executivo, o motivo é o fato de que todo o material da empresa está sob domínio do Ministério Público (MP), o responsável pela investigação. Entre os crimes investigados estão organização criminosa, corrupção, falsidade ideológica e fraude a licitações.
A suspensão é por tempo indeterminado. Porém, dentro de 30 dias, a prefeitura deve se reunir novamente, para decidir o que será feito, se não houver atualizações no caso. Pelo cronograma, a lista dos aprovados seria divulgada nesta sexta-feira (29) – o que, consequentemente, também foi suspenso.
Além de São Pedro do Sul, outras três cidades tiveram alteração nos concursos públicos: Caxias do Sul, Campo Bom e Maçambará, que tiveram as provas objetivas suspensas. Além disso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae) também teve as provas objetivas de dois concursos suspensas. Não há informação da nova data para as avaliações.
Desde 2016, eram investigadas suspeitas de irregularidades em sete concursos de seis cidades, sendo três da Região Central. Conforme o MP, com a análise dos documentos da empresa foram encontrados indícios de fraude em processos seletivos de mais sete municípios: Igrejinha, Capão Bonito do Sul, São João do Polêsine, Capão da Canoa, Capão do Cipó, Palmeira das Missões e São José dos Ausentes.
Na operação, que aconteceu na quinta-feira da semana passada (21), foram cumpridos seis mandados de busca e quatro medidas cautelares que implicarão em sanções, bem como privações para os responsáveis pela empresa. Durante esta semana, estão sendo ouvidos suspeitos e testemunhas.
Contraponto
Ao ser consultado na manhã desta quarta-feira (27), o Departamento Jurídico da empresa Objetiva Concursos afirmou que não teve acesso ao processo e, por isso, não iria se manifestar. Ao longo do dia, deve ser divulgada uma nota oficial no site da empresa.