Mesmo em clima de Copa do Mundo, o amor pelo país parece estar em baixa. Enquanto mais da metade dos brasileiros não quer nem saber dos jogos da Seleção Brasileira, 62% dos jovens entre 16 e 24 anos deixaria o país se conseguisse, segundo levantamento do Datafolha divulgado neste domingo (17) pelo jornal Folha de S.Paulo. É o equivalente a 19 milhões de pessoas, a população de Minas Gerais.
O desejo de ir para o Exterior é mais comum conforme menor a idade. Para quem tem entre 25 e 34 anos, a intenção cai para metade dos entrevistados. Os menos propensos a migrar (24%) são os indivíduos com 60 anos ou mais. Na prática, cerca de 70 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais sairia do Brasil. O número corresponde a 34% de toda a população do país (207,7 milhões).
A pesquisa também mostra que a intenção de se mudar de país é mais comum conforme o maior nível de renda: a vontade de sair do Brasil está presente em 51% das pessoas das classes A e B, 44% dos indivíduos da classe C e 30% de quem faz parte das classes D e E.
Entre os indivíduos com curso superior, o desejo é realidade para 56% das pessoas.
Os Estados Unidos são o país mais almejado pelos brasileiros (14% das intenções), seguido por Portugal (8%), Canadá (3%), França (2%) e Espanha (2%).
A pesquisa Datafolha foi realizada com 2.090 entrevistas em 129 municípios de todas as regiões do país, de 9 a 14 de maio. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.