Após quase oito anos de obras, mais um trecho da BR-386, em Estrela, foi liberado para o trânsito de veículos nesta quarta-feira (13). No sentido interior-capital, os motoristas começaram a passar pela pista nova, em duas faixas, por volta das 13h.
Esse trecho deveria ter sido liberado no dia 25 de maio, mas a greve dos caminhoneiros impediu que o material necessário para concluir os trabalhos chegasse ao canteiro de obras . Os serviços foram retomados após o término da paralisação da categoria.
No sentido oposto, a rodovia ainda segue em pista simples por aproximadamente dois quilômetros. Ainda serão necessários mais três ou quatro meses de obras até que todos os trabalhos estejam concluídos.
A duplicação de 34 quilômetros entre Fazenda Vilanova e Tabaí começou em novembro de 2010 e deveria ter sido finalizada no fim de 2013. Contratada originalmente por R$ 147,4 milhões, a obra ficou 41,72% mais cara nesse período, o equivalente a um custo adicional de R$ 61,5 milhões.
Entre fevereiro e março de 2014 foram liberados os primeiros 23,4 quilômetros da duplicação. Em 20 de dezembro do ano passado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou outros sete quilômetros de pista nova aos veículos.