Desde 1935, a International News Media Association (INMA) promove uma premiação com o objetivo de destacar as principais iniciativas de comunicação capazes de aumentar receita e audiência e inovar com o desenvolvimento de produtos. Neste ano, não foi diferente. Na noite desta segunda-feira (4), durante cerimônia em Washington (EUA), foram anunciados os vencedores da 83ª edição do INMA Global Media Award. Entre os vencedores de todo o mundo, duas iniciativas do Grupo RBS foram reconhecidas: a empresa recebeu os prêmios de Melhor Projeto na América Latina e Melhor Relações Públicas ou Campanha de Serviço Comunitário, com o aplicativo Pelas Ruas, e Melhor Solução de Marketing para Anunciante, com o projeto de mídia para a Lojas Lebes.
A plataforma GaúchaZH ficou em segundo lugar na categoria Ideia para Aumentar a Leitura e o Engajamento Digital. Donna Beauty Pompéia foi reconhecido como um dos melhores novos conceitos para criar centros de lucro.
— Estamos muito felizes com o reconhecimento. O aplicativo Pelas Ruas é uma bela ação colaborativa com os gaúchos, em que buscamos levantar os problemas e achar soluções para o dia a dia — destaca a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle.
Resultado de uma parceria entre marcas do Grupo RBS, o aplicativo Pelas Ruas é uma ferramenta que auxilia a população a compartilhar e discutir problemas hiperlocais. Com um smartphone ou tablet em mãos, os usuários podem apontar as falhas da Grande Porto Alegre e de algumas cidades do litoral norte gaúcho em um mapa colaborativo, bem como informar se os problemas postados já foram solucionados. Dessa forma, buracos de rua, problemas de fios, energia elétrica e esgoto e outras demandas das regiões podem se tornar reportagens de GaúchaZH, Zero Hora, Rádio Gaúcha e RBS TV. Atualmente, o app conta com 20 mil usuários e 7,6 mil posts.
O aplicativo foi definido pelos jurados do prêmio como "um produto brilhante e inovador", que faz "ótimo uso da tecnologia e fortalece o papel da mídia na sociedade".
Já o case Lebes é um projeto comercial realizado pelos times de Field Marketing, Mercado e Produto da RBS, em parceria com a Agência Matriz e o cliente para o lançamento da nova Lebes Life Store. Para a inauguração do prédio no centro de Porto Alegre, foi utilizada a solução integrada no modelo de risco compartilhado. O projeto contou com entrega de anúncios, ações com a presença de comunicadores, spots e comerciais nas mídias da RBS sobre a loja recém-aberta. O projeto atingiu a meta de vendas do mês já na primeira semana e superou todas as previsões históricas do anunciante.
— O case com a Lebes mostra a força das mídias do Grupo RBS e a coragem de um anunciante em apostar no nosso formato. É um projeto diferenciado, aliando o que há de mais moderno em termos de estratégias integradas de mídia. Usamos tudo o que existe de disponível no mercado (influenciadores, display, rádio, TV, jornal etc.), em uma lógica 360º — aponta o vice-presidente de Mercado, Marcelo Pacheco.
Para o júri, trata-se de "um cross-promotion bem executado e com resultados fantásticos".
Em 2017, o Grupo RBS também esteve entre os vencedores INMA Global Media Awards com o prêmio de Melhor Uso de Redes Sociais e destaque da América Latina. Em 2016, os prêmios conquistados foram Melhor Conteúdo Pago ou Iniciativa para Novas Assinaturas, com ZH Tablet, e Melhor Ideia para Aumentar as Vendas de Publicidade, com a multiplataforma gastronômica Destemperados.