A estreita relação dos leitores com Zero Hora na internet garantiu, na noite desta terça-feira (23), o prêmio de Melhor Uso de Redes Sociais para o jornal no Global Media Awards da International News Media Association (INMA). O case foi também destacado como o melhor na América Latina.
A distinção, entregue durante uma cerimônia em Nova York, nos Estados Unidos, destacou o uso criativo de redes como Facebook, Instagram e Twitter para estimular a leitura de notícias online e a interação com o público nas mídias digitais. A INMA reúne mais de 7,4 mil representantes de empresas de comunicação de mais de 80 países.
Leia mais:
Redes sociais de ZH seguem líderes de engajamento
ZH é o veículo campeão de engajamento de 2016
Como identificar notícias falsas no Google e no Facebook
– O prêmio é um belo reconhecimento do trabalho que a equipe de digital da Zero Hora está fazendo nas redes sociais, aumentando a conexão e a relação com os nossos leitores em todas as plataformas. As redes são ferramentas maravilhosas para ouvirmos o nosso público, dialogarmos com ele e sermos capazes de produzir um jornalismo ainda mais adequado. Ficamos muito felizes com esse reconhecimento mundial – afirma a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle.
Dados da jornada do usuário orientam ações
Concorriam também o jornal NewsLocal, da Austrália, e a plataforma Brilio.net, da Indonésia. A premiação foi recebida pela gerente de Produto Digital de Zero Hora, Sabrina Passos, que atribui o reconhecimento internacional ao respeito e à atenção reservados aos leitores.
– A regra de ouro para as redes sociais é interagir, não dá para falar sozinho. E, mais do que isso, é preciso respeitar quem está do outro lado. É por isso que as redes sociais da ZH não trazem uma simples reprodução dos conteúdos preparados para nossas outras plataformas. O que fazemos é empacotar com cuidado e exclusividade e distribuir levando em consideração, mais uma vez, o usuário – afirma.
Sabrina destaca que ZH faz um trabalho intenso de acompanhamento e avaliação da jornada do usuário – as informações sobre os horários, formatos e tipos de conteúdos noticiosos e de entretenimento consumidos pelos leitores no universo digital. Esses dados são utilizados na definição das estratégias em redes sociais.
– Com isso, planejamos a distribuição de reportagens, artigos dos nossos colunistas, vídeos e conteúdos especiais nos nossos canais. Nada é postado ou compartilhado sem antes tomarmos esse cuidado – diz.
A proximidade entre jornal e público na internet também se expressa no número de seguidores em cada ferramenta: hoje são mais de 2,2 milhões no Facebook e 1 milhão no Twitter, além de pouco mais de 3 milhões de "likes" atribuídos no Instagram – número recorde em relação a outros veículos de comunicação nacionais.
O jantar em que foram distribuídos os prêmios ocorre todos os anos como parte da programação do congresso mundial da INMA, um dos principais eventos do setor. Em 2016, ZH foi agraciada pela iniciativa do ZH Tablet, na categoria Melhor Conteúdo Pago ou Iniciativa para Novas Mídias, e pela Casa Destemperados, como Melhor Ideia para Aumentar as Vendas de Publicidade.
Com sua estratégia de redes sociais, Zero Hora já havia conquistado, no ano passado, o título de campeão nacional de engajamento, segundo o índice Torabit, que mede mensalmente o quanto os leitores curtem, comentam e compartilham os conteúdos de 11 veículos brasileiros.
O que é a INMA
A INMA é uma comunidade global de empresas de mídia líderes de mercado, que trabalham para envolver a audiência com o objetivo de aumentar a receita em um ambiente multimídia. A INMA é composta por mais de 7,4 mil executivos de mais de 600 empresas de mídia em mais de 80 países.
A organização premia ações de sucesso comercial em um contexto de rápidas mudanças tecnológicas, destacando iniciativas de criação e monetização de produtos, crescimento de receita de publicidade, desenvolvimento de pesquisas com consumidores e inovação.
*Zero Hora