Lançado em 2017, o aplicativo Pelas Ruas foi reconhecido como o melhor projeto na América Latina e como a melhor iniciativa de serviço comunitário na 83ª edição do INMA Global Media Award, promovido pela International News Media Association (INMA). A ferramenta do Grupo RBS — para compartilhar e discutir problemas de Porto Alegre, Região Metropolitana e algumas cidades do Litoral — venceu a categoria Melhor Relações Públicas ou Campanha de Serviço Comunitário. O aplicativo contabiliza 20,4 mil usuários cadastrados e mais de 7,6 mil posts.
As questões que fazem do Pelas Ruas uma comunidade online engajada estão no cotidiano das pessoas: grama alta de praças, fios que se embolam em postes, buracos no asfalto e esgotos correndo a céu aberto, por exemplo.
A comerciante Rosana Beck, 57 anos, é uma das usuárias que viu um problema antigo ser solucionado. Para ela e demais vizinhos da Rua Marquês do Pombal, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre, a retirada de um galho que estava preso em fios de energia elétrica foi um alívio. Segundo a moradora, queixar-se no telefone 156 e na CEEE não foi suficiente.
— Entre a reclamação no aplicativo e a resolução do problema, foram oito dias. Foi muito rápido. Depois de tanto tempo buscando uma solução, foi um baita alívio — diz Rosana.
O relato é semelhante ao do motorista de ônibus Idolar Padilha, 46 anos, que viu no Pelas Ruas o recurso para encontrar a solução para seu problema: um buraco de um metro e meio de profundidade bem na frente de casa. O curioso é que, ao estranhar a demora para a solução do problema, ele descobriu que a demanda já constava como solucionada no sistema da prefeitura:
— A gente tentou tudo o que podia, achávamos que não tinha mais solução.
Já os moradores do bairro Rubem Berta conseguiram de volta mais uma opção de lazer aos finais de semana com a ajuda do aplicativo. A Praça Professor Jorge dos Santos Rosa, praticamente inutilizável devido ao matagal que tomou conta do espaço, voltou a ser ocupada pelos moradores, graças ao relato do funcionário público Cássio Rodrigues, 43 anos, no aplicativo:
— Agora, dá pra caminhar na praça, para tu veres o estado que estava. O pessoal consegue aproveitar bastante, colocar umas cadeiras, tomar um chimarrão, levar as crianças para brincar. Só espero que não demorem muito para voltar aqui.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.