Motivo da falta de combustíveis nos postos de todo o Estado nos últimos dias, uma grande carga de álcool anidro chegará ao Rio Grande do Sul. A expectativa é de que o abastecimento esteja normalizado até quarta-feira (6).
A substância, que não é produzida aqui no Rio Grande do Sul, tem que ser adicionada à gasolina antes de ser encaminhada aos postos. Por falta do álcool anidro, diversos estabelecimentos ficaram sem gasolina nos últimos dias.
Segundo o Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis do Estado (Sindisul), nos próximos três dias as distribuidoras vão receber o dobro de álcool anidro que normalmente é transportado para o Rio Grande do Sul no mesmo período. A carga, que vem principalmente de São Paulo, do Mato Grosso do Sul e do norte do Paraná, estava represada devido à greve dos caminhoneiros.
O presidente do Sindisul, Robero Tonieto, ressalta que, além da chegada do álcool anidro, outro fator vai contribuir para a normalização do abastecimento: a não confirmação do boato de uma nova paralisação de caminhoneiros, que levou muitos motoristas a correr para os postos no fim de semana.
— Na sexta-feira (1º) e no sábado (2) tivemos uma corrida aos postos de combustíveis devido ao temor de uma nova paralisação. Com a diminuição do movimento, gradualmente o abastecimento volta ao normal — diz Tonieto.
Para o Sulpetro, sindicato que representa os postos de combustíveis, a velocidade da normalização depende da relação de cada posto com a distribuidora. Mas o presidente João Carlos Dal'aqua acredita também, que a normalização ocorrerá até quarta-feira.