Prevista para ser entregue no começo de 2017, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) segue à espera da retomada das obras de construção do bunker que abrigará o segundo acelerador linear do hospital. Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13) o nome da empresa vencedora que ficará responsável por retomar os serviços.
A sala, de pouco mais de 200m², terá blindagem para radiação e estava prevista para ser entregue em janeiro do ano passado. À época, as obras eram executadas pela JC Instalações, de Goiás. Porém, em decorrência de atraso no cronograma das atividades, o Ministério da Saúde rompeu o contrato, ainda em 2017, e, por isso, a obra parou.
Agora, os serviços, que estão com 50% de execução, serão retomados depois que a Intus Engenharia e Gestão Ltda., de Minas Gerais, venceu a nova licitação. A empresa venceu o certame a um custo de R$ 1,6 milhão e terá, a partir de agora, até junho de 2019 para dar fim à obra.
Reforço
Uma vez instalado, o equipamento – importados dos Estados Unidos – será utilizado para o tratamento de câncer ao emitir radiação para as células atingidas por um tumor. O aparelho, que será o segundo do hospital, era aguardado desde 2014 pela direção do Husm.
Na prática, possibilitará ampliar os atendimentos por meio do SUS e ainda duplicar a capacidade instalada para o tratamento de radioterapia no hospital. Atualmente, por contar com apenas um aparelho, o Husm tem firmado, nos últimos anos, convênios com instituições privadas da cidade.