A iluminação da Praça do Trem, em Caxias do Sul, foi restabelecida na segunda-feira (9) pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp). O trabalho foi realizado ao longo de sete dias úteis. Segundo a prefeitura, os reparos na área do bairro São Pelegrino custaram cerca de R$ 48 mil. Neste valor, estão inclusos os gastos com material elétrico, mão de obra e o concreto. A fiação elétrica do local foi furtada no final de fevereiro.
A estimativa da Secretaria de Obras é de que tenham sido utilizados cerca de três mil metros de cabos para restabelecer a iluminação no local. Também foram instalados três novos refletores, além de reforços de concreto usinado na estrutura do centro de comando para evitar novos furtos.
Segundo a prefeitura, a intervenção fez com que aproximadamente outros 220 pedidos de trocas de lâmpadas ficassem sem atendimento, já que os técnicos e eletricistas estavam envolvidos com os reparos na Praça do Trem.
A Secretaria avalia também que o valor direcionado para os reparos poderiam ter sido utilizados em outras obras no município, como a troca de 47 luminárias antigas pelas de alto rendimento, atendendo assim duas a três ruas da cidade.