A Secretaria de Obras e Serviços Públicos constatou que a Praça do Trem, em Caxias do Sul, está às escuras por causa do vandalismo desde o dia 21 de fevereiro. Porém, o problema iniciou ainda na segunda-feira (19). Os criminosos abriram uma caixa de inspeção e furtaram a fiação. Eles também quebraram o piso de concreto. A praça tem câmeras de vigilância, que registram apenas a movimentação ao vivo, sem gravação.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, um pedido de urgência foi solicitado e o material para que o conserto possa ser realizado deve chegar ainda essa semana.
Levando em conta a quantidade de fios de cobre e conectores furtados, a prefeitura terá que desembolsar R$ 5 mil apenas em material. A mão de obra deve levar pelo menos uma semana, porque a instalação está no subterrâneo, um local de difícil acesso e que necessita de fios mais grossos.
Segundo a prefeitura, a iluminação deve ser normalizada entre o fim de março e o início de abril. De acordo com a Secretaria de Obras, o trabalho vai demandar pelo menos cinco dias e, com isso, outros pedidos não poderão ser atendidos. Assim, a estimativa é que 150 solicitações deixem de receber atenção.
No final do ano passado, o Museu da Casa de Pedra ficou 54 dias fechado devido ao furto de cabos de energia. A fiação aérea deverá ter a altura aumentada para evitar que criminosos alcancem.
A prefeitura também promete concretar caixas de inspeção para evitar os ataques, mas aponta que a manutenção será dificultada.