O futuro da segurança contra incêndio será debatido em Santa Maria nesta semana. O evento, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros (Senge-RS), será realizado entre terça (17) e quarta-feira (18) no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Todo o valor arrecadado com as inscrições será destinado à Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).
De acordo com o diretor de negociações coletivas do Senge-RS, João Leal Vivian, o sindicato já conhece o trabalho da AVTSM e decidiu, então, reverter a verba aos familiares:
— Já temos uma parceria com a associação, acompanhamos a questão da campanha para construção do memorial em homenagem às vítimas da Kiss. Vimos as dificuldades que a associação passa e entendemos que a sociedade tem que abraçar um pouco mais os familiares. E foi por meio dessa aproximação que fizemos essa escolha de fazer a doação dos recursos.
As atividades são direcionadas aos profissionais e estudantes de Engenharia, Arquitetura e demais áreas ligadas ao setor de segurança contra incêndios:
— Nós entendemos que tem muitas lacunas a serem discutidas, questões que precisam ser avançadas, avançar em melhorias na área. Tiveram avanços, nos últimos cinco anos, em termos de legislação, e pretendemos fazer um panorama dos próximos cinco. Temos questões que precisam de um olhar bem atento, como o ensino e o planejamento urbano com foco na segurança contra incêndio.
Entre os palestrantes está o professor João Paulo Correia Rodrigues, da Universidade de Coimbra, em Portugal. Ele é especialista internacional em engenharia de segurança ao incêndio e é presidente da Associação Luso-brasileira para Segurança contra Incêndio.
Ainda conforme Vivian, já são mais de 200 inscritos e a expectativa é chegar aos 300. As inscrições podem ser feitas no site do evento. Profissionais pagam R$ 80 e estudantes sócios do sindicato R$ 40.