O concurso nacional de arquitetura que escolherá um projeto para embasar a construção do memorial em homenagem às vítimas da tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, entra, nesta quinta-feira (5), na fase de avaliação das propostas inscritas. Dos 133 materiais apresentados, 121 entregaram os projetos para verificação. A divulgação do vencedor será na próxima terça-feira (10), em um evento no Colégio Marista.
De acordo com o coordenador do concurso, Tiago Holzmann da Silva, a comissão julgadora da iniciativa para o memorial é constituída por cinco membros titulares e dois suplentes — todos arquitetos e urbanistas. O julgamento das propostas ocorrerá sem que os jurados conheçam a identificação dos autores.
— É um julgamento técnico dos trabalhos entregues em um júri formado por arquitetos do Brasil e por um colega de fora do país também. Esse júri vai escolher, entre os 121 projetos, os cinco melhores. Esses serão classificados, do primeiro ao quinto lugar, por um júri formado por representantes da associação das famílias das vítimas e lideranças da comunidade que foram convidadas a participar da escolha.
O valor estimado da obra — que contará com um edifício de pequeno porte, um monumento e uma praça — está estimado em R$ 3 milhões, segundo consta no documento.
A demolição do prédio onde funcionava a boate, que já está desapropriado, foi adiada temporariamente, até que os processos judiciais do caso transitem em julgado.