Subiu para 30 o número de cidades em situação de emergência em função da falta de chuva no Rio Grande do Sul. Os dados divulgados nesta quarta-feira (7) pela Defesa Civil indicam que, desse total, 17 municípios já tiveram os decretos reconhecidos pela União.
Hoje, o governo federal publicou no Diário Oficial da União o reconhecimento dos pedidos feitos por São Lourenço do Sul, Camaquã, Piratini e Herval. Recentemente, Butiá e Arroio Grande encaminharam os decretos de emergência à Defesa Civil estadual.
O órgão informou que caminhões com reservatórios flexíveis de água estão auxiliando no abastecimento das áreas que estão completamente sem água. Além disso, maquinário do Estado está sendo usado para abrir poços e cestas básicas foram distribuídas para algumas pessoas. Devido à falta de água, algumas cidades, como Bagé, adotaram sistema de racionamento.
Conforme dados da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com base nos levantamentos da Emater, ao menos 10% da safra gaúcha foi perdida em função da estiagem. Além da seca, outras duas cidades gaúchas decretaram situação de emergência recentemente em função do granizo: Boqueirão do Leão e São Lourenço do Sul.