O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul, engenheiro Hiratan Pinheiro da Silva, disse que 2018 será um ano de retomada na duplicação da BR-116. Em entrevista ao programa Gaúcha +, da Rádio Gaúcha, nesta segunda-feira (12), Hiratan explicou a situação da obra e de outras rodovias federais no Estado – como a BR-386 e a BR-290.
Para justificar a não conclusão de trechos quase finalizados da BR-116, o superintendente citou a política de reajustes promovidos pela Petrobras. Segundo ele, essa mudança impacta diretamente no valor do produto utilizado para colocar a última camada de asfalto necessária para liberação da pista ao tráfego de veículos, o que acabou atrasando os trabalhos.
— Tiveram paralisações de contrato novamente em razão desse aumento. O valor que hoje o Dnit paga (para as empresas) é menor do que elas pagam na distribuidora por conta desse reajuste — explicou.
Hiratan destacou que o Dnit está discutindo o assunto com o Ministério do Planejamento para encontrar alternativas. De acordo com o superintendente, mesmo com esse problema do asfalto, o orçamento destinado para a BR-116 possibilita a retomada das obras na rodovia:
— A gente tem hoje um orçamento de R$ 99,5 milhões, quase R$ 100 milhões, que não tínhamos há muitos anos.
Mesmo com esse montante, faltam cerca de R$ 500 milhões para a conclusão da duplicação do trecho da BR-116, entre Guaíba e Pelotas.
Nesta segunda-feira, GaúchaZH informou que o Dnit irá propor ao Exército que conclua a obra. A intenção será apresentada nos próximos dias ao Comando Militar do Sul.
Ouça a entrevista na íntegra:
Outras obras
Restauração da ponte do Rio Caí na BR-386
Uma das perguntas mais frequentes durante a entrevista do superintendente era em relação ao início das obras de restauração da ponte do Rio Caí, na BR-386. O tráfego em um dos lados da ponte está parcialmente interrompido desde outubro de 2016.
Hiratan informou que a ordem de início dos serviços no local foi dada nesta segunda-feira. A partir de agora, a empresa responsável pela obra tem de dois a três meses para desenvolver o projeto executivo. Segundo o chefe do Dnit no Estado, a expectativa é de conclusão entre o fim deste ano e o início de 2019.
Desnível no viaduto da Boqueirão, na BR-448
Conforme Hiratan, equipes estão trabalhando no local, já fizeram algumas recuperações no trecho e continuam atuando na medida em que o problema volta a parecer. O superintendente destacou que os serviços continuarão até o esgotamento do desnível.
BR-290
Hiratan explicou que os orçamentos para a duplicação de trechos da rodovia são antigos e que o Dnit está trabalhando para viabilizar alguns pontos da obra.
Nova ponte do Guaíba
É a obra com maior orçamento no Estado. No fim de 2017, foram empenhados R$ 200 milhões para a construção. No orçamento deste ano, mais R$ 56 milhões serão destinados ao empreendimento, segundo o superintendente.
O lançamento das vigas da ponte está programado para abril. Hiratan explicou que a obra vai avançar, mas só será concluída com reassentamento de famílias que moram no entorno do local.