O Procon de Caxias do Sul proibiu a loja ZM celulares de comercializar celulares e qualquer outro produto. A medida cautelar foi cumprida na manhã desta quarta-feira (14) com a colocação de cartazes na sede do estabelecimento, na área central.
A loja é investigada por possível fraude na venda de iPhones, que eram oferecidos a preços bem abaixo do mercado. A suspeita surgiu após dezenas de pessoas não receberem os aparelhos pelos quais já haviam pago.
Segundo o coordenador do Procon, Luiz Fernando Del Rio Horn, a medida vai vigorar até que a origem lícita da mercadoria seja comprovada e haja alguma compensação por parte da loja aos consumidores.
- O Procon quer trabalhar na restituição dos prejudicados, porque tudo indica que seja fraude. Não existe milagre. Esse produto é tabelado no mercado brasileiro - alerta.
O órgão de defesa do consumidor aguardava uma ação da Polícia Civil antes de cumprir a medida cautelar. E a operação dos investigadores ocorreu nesta terça com uma busca e apreensão no estabelecimento.
Além de entender os motivos pelos quais os consumidores não receberam os aparelhos, a polícia, o Procon e o Ministério Público querem descobrir porque os preços eram tão baixos, a origem destes produtos e se eles existem.
A reportagem de GauchaZH esteve na loja na manhã desta quarta (14), mas a proprietária disse que se manifestaria somente nesta quinta (15) na presença do advogado.