Um vídeo postado em uma rede social, por um vereador em Santa Maria, pode desencadear a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). No material, que tem duração de um minuto e meio, o político Marion Mortari (PSD) flagrou quatro máquinas – três caçambas e uma motoniveladora – realizando atividades no que seria uma propriedade particular, localizada na Estância do Minuano. O caso ocorreu no último sábado (24), por volta das 8h, quando o vereador passava pelo local e constatou a movimentação do maquinário.
Marion Mortari disse a GaúchaZH que questionou os servidores sobre a atividade que, ali, estava sendo realizada. Os funcionários disseram, segundo o vereador, que tinham ido ao local para fazer o acesso de uma estrada, dentro de uma propriedade particular, que pertenceria a um médico:
_ Eu me surpreendi pela naturalidade com que o tema foi tratado. Por isso, comecei a filmar e, sim, coloquei nas redes sociais. Quero uma explicação. Enquanto a zona rural do município carece de melhorias e de serviços de patrolamento, a prefeitura prioriza uma área privada? Isso é algo inadmissível. E se necessário for vou buscar o MP.
A situação levou a oposição, que conta com cinco vereadores, a se mobilizar. Conforme o vereador Valdir Oliveira (PT), que é líder da oposição, será buscado o apoio dos outros seis vereadores dissidentes do governo Jorge Pozzobom (PSDB) – que, atualmente, não estão mais na bancada tucana – para obter as assinaturas necessárias. A ideia do petista é, até terça-feira (27), coletar a adesão dos demais políticos para a abertura da comissão:
_ O que nos parece, naquele vídeo, é que há, sim, forte indício de um ato irregular. Agora, para que possamos, de fato, nos certificar se houve alguma ilicitude, teremos de abrir uma CPI. Mas a prefeitura deverá nos dar explicações.
Prefeitura assegura que não houve ato ilícito
Do lado do Executivo municipal, o controlador do município, Alexandre Lima, afirma que a prefeitura não incorreu em qualquer ato ilícito. Ele explica que a utilização das máquinas se deu em uma área pública. Além disso, Lima enfatiza que o patrolamento foi feito, inclusive, com a participação da comunidade local. O controlador acrescenta que houve doação do material – combustível e pedras – para a realização dos serviços.
_ A prefeitura fez, ao longo do primeiro ano da gestão municipal, a recuperação da trafegabilidade dos acessos da zona rural do município com a participação da comunidade. E foi isso que fizemos naquela localidade. E temos apostado, a exemplo de governos anteriores, em parcerias para dar celeridade a essas demandas, já que é do conhecimento da população a restrição financeira da prefeitura.
Ainda sobre o caso em questão, o controlador explica que o dono da propriedade – que foi filmado pelo parlamentar – doou materiais para auxiliar no empedramento daquela estrada:
_ Trata-se de uma parceria que o poder público vinha e vem fazendo com a população para auxiliar nessas demandas.
Além disso, Alexandre Lima ressalta que esse serviço estava previsto em cronograma junto à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.