A Defesa Civil divulgou, na manhã desta sexta-feira (12), um boletim atualizado com informações sobre as vítimas dos estragos provocados pela chuva em Santa Catarina. Pouco mais de 1,7 mil pessoas ficaram desalojadas e 155 desabrigadas, em 21 municípios. Mais de 3,7 mil pessoas e 937 residências foram atingidas pelas chuvas.
Duas pessoas perderam a vida em decorrência do mau tempo. Uma menina de oito anos morreu na tarde de quarta-feira (10), em São João Batista, após uma árvore desabar sobre o telhado da garagem onde ela brincava. Uma adolescente de 13 anos, que seria irmã da vítima e também brincava no local, teve ferimentos leves e foi socorrida pelos bombeiros.
A segunda vítima foi um homem de 59 anos que morreu enquanto ajudava a desentupir um bueiro e sofreu um infarto, em Florianópolis. A capital catarinense registrou pelo menos 400 milímetros de chuva desde a segunda-feira — o maior volume no Estado.
O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, decretou situação de emergência. Também disse que vai tentar buscar recursos com a União para os reparos imediatos. O governador do Estado, Raimundo Colombo, liberou R$ 3 milhões para obras de recuperação.
As cidades que tiveram sofreram danos até o momento são: Lauro Müller, Imbituba, Florianópolis, Braço do Norte, São José, São João Batista, Biguaçu, São Francisco do Sul, Penha, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Bombinhas, Navegantes, Taió, Camboriú, Porto Belo, Governador Celso Ramos, Tijucas, Palhoça e Canoinhas.