O cronograma de construção do terminal de passageiros do aeroporto de Vacaria prevê que a obra seja concluída no início de março. Os trabalhos iniciaram em 7 de novembro, com 120 dias previstos para finalização. Segundo a Secretaria Estadual dos Transportes, metade da obra foi executada até agora.
A etapa atual inclui a cobertura e revestimento do prédio, além de instalações elétricas e hidrossanitárias. Orçada em cerca de R$ 350 mil, a obra possibilita a operação de linhas aéreas regulares, com aeronaves para até 60 passageiros. O aeroporto já está homologado para isso e tem capacidade também para cargas, conforme a Secretaria dos Transportes.
Por enquanto, a pista de pouso e decolagem, com 2.020 metros de extensão, é utilizada apenas para voos esporádicos. A operação pode ser feita apenas durante o dia. Conforme a Secretaria dos Transportes, a viabilização de voos noturnos ocorrerá à medida em que houver crescimento da demanda.
O presidente da Frente Parlamentar pela Conclusão do Aeroporto, o vereador Marcelo Dondé (PP), diz que a construção do terminal vai possibilitar voos comerciais. Segundo ele, empresas já manifestaram interesse em operar nos Campos de Cima da Serra. O vereador avalia que o aeroporto é importante para a economia regional, mas aponta necessidade de outras intervenções. As próximas obras, na avaliação dele, devem ser o cercamento da área e a iluminação da pista, que é condição para voos à noite.
O processo de ligação de energia elétrica e água também está sendo feito agora com o apoio da administração municipal. Segundo o prefeito Amadeu Boeira, não existe um levantamento de demanda, mas toda a região seria beneficiada com o aeroporto. Hoje, os moradores têm de se deslocar até Caxias do Sul, o que leva cerca de duas horas, ou até Porto Alegre, o que demora mais de três horas.
O movimento no aeroporto ainda não é monitorado. Atualmente, três empresas têm concessão de uso da área para a hangaragem de aeronvaes.