Foi publicada na Central de Licitações de Caxias do Sul nesta terça-feira (14) a qualificação de mais duas entidades privadas sem fins lucrativos como organizações sociais na área da saúde. Essas duas entidades também poderão concorrer no chamamento para administração do Postão 24 Horas. Assim, seis entidades estão credenciadas a disputar a administração da unidade de saúde.
Foram habilitados o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano - IBSAÚDE e o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano - INDSH. Essas entidades se juntam às outras quatro que foram habilitadas ainda em junho para concorrer à administração da UPA da Zona Norte, e que também poderão concorrer à administração do Postão 24 Horas. As quatro empresas são: Associação Farroupilhense Pró-Saúde, Instituto Acqua - Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental; Instituto de Gestão e Humanização (IGH) - entidade que administra a UPA; e Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.
No final da semana passada, a prefeitura anunciou que os servidores do Postão 24 Horas serão realocados para os postos de saúde em um projeto para fortalecer a atenção básica. Com isso, o Postão será administrado por uma entidade privada. O edital deve ser lançado até o final da semana que vem. O Hemocentro, Samu e Central de Exames não entram no edital e seguem sob a responsabilidade da prefeitura.
A previsão, segundo a prefeitura, é que a empresa comece a atuar em março do ano que vem, quando os servidores passarão a ser realocados para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Servidores contrários à terceirização do Postão foi à Câmara de Vereadores na manhã desta terça para protestar. Nesta segunda-feira (13), o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) de Caxias decidiu realizar uma série de ações contra a terceirização do Postão 24 Horas. Uma das frentes será a realização de um abaixo-assinado. Também estão previstas uma reunião com o prefeito na próxima sexta-feira (17) e uma audiência pública na Câmara de Vereadores no dia 27, além de ações internas na entidade.