Depois de muita especulação, finalmente está confirmado: o Pronto-Atendimento 24 Horas (Postão) de Caxias do Sul será terceirizado. O anúncio foi feito pelo prefeito Daniel Guerra (PRB) em coletiva no final da tarde desta sexta-feira (10) durante lançamento do programa UBS+.
O atendimento no Postão, segundo o prefeito, passará por uma reorganização. Os serviços de urgência e emergência serão prestados por uma organização social sem fins lucrativos (pessoa jurídica) que firmará um contrato de gestão com o município. O chamamento público das empresas interessadas foi realizado em setembro, sendo que seis foram qualificadas por apresentarem a documentação correta. Na próxima semana será lançado o edital para seleção.
A previsão é de que a nova empresa comece a trabalhar em março de 2018. Os funcionários, no total 265, serão realocados para as 48 unidades básicas de saúde (UBS).
— Queremos humanizar as relações. Com a rede básica fortalecida, é possível solucionar de 80% a 90% dos malefícios de saúde da população. Ao levarmos a equipe do Postão para as unidades básicas, estaremos alocando recursos onde acreditamos ser o local privilegiado para se fazer saúde — disse a secretária municipal de Saúde, Deysi Piovesan.