Até o final de 2018, a prefeitura de Farroupilha vai atualizar o cadastro de imóveis de toda a cidade. O levantamento iniciou nesta semana. O município tem cerca de 45 mil imóveis. Conforme a Secretaria de Planejamento, a estimativa é que cerca de 20 mil estejam com dados desatualizados.
Segundo o secretário Deivid Argenta, essa atualização permite prever o crescimento ordenado do município nos próximos anos. Nesta semana, as equipes trabalham no Monte Verde, um dos bairros mais jovens da cidade. De acordo com Argenta, a prioridade são bairros e loteamentos novos. Depois, o trabalho será ampliado para todas as áreas do município. O levantamento inclui a verificação de serviços públicos presentes em cada região, como saneamento e pavimentação, a identificação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e a topografia do terreno.
Além disso, a prefeitura busca descobrir se existem imóveis construídos ou ampliados sem que a regularização tenha sido feita. Neste caso, os imóveis serão lançados no sistema do IPTU e passarão a ter o imposto cobrado. A metragem é medida in loco ou, caso as equipes não consigam acessar o local, por meio do serviço de imagens do Google.
São seis equipes trabalhando na atualização do cadastro. Elas fazem visitas de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, e estão identificadas com crachás e coletes da prefeitura.