A habilitação pelo SUS da UTI Pediátrica de São Gabriel foi garantida pela Secretaria Estadual de Saúde. Porém, o local precisa ser efetivamente aberto antes que haja a habilitação.
Nesta segunda-feira (18), representantes das 11 cidades tiveram uma reunião em Porto Alegre, com o Secretário Estadual de Saúde João Gabbardo Reis, que detalhou as condições para a habilitação.
Agora, será posta em prática a ideia de que as Câmaras de Vereadores dos municípios irão juntar recursos para viabilizar a abertura da unidade. Das 11 cidades, apenas uma não irá participar da arrecadação – Uruguaiana -. As Câmaras irão economizar valores e, depois, repassar o que sobrou para a UTI. O objetivo é arrecadar R$ 855 mil, para comprar os equipamentos da unidade.
Depois de habilitada, a unidade passará a receber verbas do Sistema Único de Saúde. A proposta, depois, é viabilizar também os serviços de urgência e emergência via SUS.
A área foi inaugurada em 2006, mas até hoje o local está de portas fechadas. As instalações comportam pelo menos dez leitos pelo Sistema Único de Saúde.
A UTI Pediátrica deve atender crianças a partir dos 28 dias de idade. Esta será a primeira UTI Pediátrica da Fronteira Oeste, região que tem o maior índice de mortalidade infantil no estado.