O projeto de lei para criação do chamado Mercado de Pulgas foi apresentado na sessão de quarta-feira (13) na Câmara de Caxias do Sul pelo vereador Alceu Thomé (PTB). A iniciativa prevê a venda de artigos colecionáveis, objetos usados, móveis, peças raras, pratarias, artigos decorativos e antiguidades em geral na Praça das Feiras no segundo domingo do mês, junto com a Feira Sem Fronteiras. A proposta prevê a proibição de venda de animais ou produtos de origem ilegal.
Conforme a assessoria do vereador, os interessados em expor materiais no mercado deverão realizar um cadastro na Secretaria de Urbanismo de Caxias do Sul. Mas, conforme a secretária municipal, Mariangela Rossi, ainda não houve contato por parte do vereador para alinhar detalhes. Mirangela diz que não vê problemas na implantação da iniciativa, porém ainda tem dúvidas quanto à criação da lei.
No projeto, o vereador justifica que a criação do Mercado de Pulgas ou Feira de Barganhas no município tem como objetivo "agregar conceito artístico, com noção de consciência coletiva, divulgando negócios e a arte de cada localidade". O prazo estipulado para lei entrar em vigor é de 90 dias após a data de sua publicação.