O prefeito Daniel Guerra sancionou a lei que institui a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil em Caxias do Sul. O texto foi publicado nesta quinta-feira (3) no Diário Oficial do Eletrônico do município. O funcionamento do órgão, porém, ainda depende de regulamentação, que deve ocorrer por meio de decreto.
Segundo o secretário de Segurança Pública, José Francisco Mallmann, com a lei, Caxias do Sul se enquadra na legislação federal, que exige coordenadorias municipais para a Defesa Civil. A partir de agora, o município vai trabalhar na implantação do órgão.
Conforme Mallmann, a coordenadoria deve ter um espaço próprio. Algumas opções já foram avaliadas, mas não foram divulgadas porque o trabalho ainda está em andamento. A unidade deve ainda receber equipamentos que permitirão a reação rápida da Defesa Civil em caso de desastres naturais. Além disso, são previstas ações preventivas, como campanhas e simulações.
Outra proposta para o órgão é a criação de postos em várias regiões da cidade com materiais de primeira necessidade, como colchões, roupas e materiais de construção e limpeza. Dessa forma, a reação em caso de desastre em pontos próximos fica ainda mais ainda mais rápida.
Para que a unidade comece a funcionar, no entanto, ainda é preciso captar recursos para a compra dos equipamentos.
Gaúcha
Prefeito de Caxias sanciona lei que institui a Coordenadoria de Defesa Civil
Órgão deverá receber espaço físico e equipamentos para atender a desastres e desenvolver ações preventivas
GZH faz parte do The Trust Project