O subsecretário de Transportes do Estado, Vanderlan Frank Carvalho, disse nesta quarta (16) que o Estado vai pagar pela desapropriação da área do aeroporto de Vila Oliva somente se não houver outra alternativa. A declaração ocorreu durante uma reunião entre secretários municipais de Caxias e representantes do governo do Estado.
De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura de Caxias, Júlio Freitas, que participou do encontro, Carvalho sugeriu que o município busque parcerias público-privadas (PPP) para viabilizar a desocupação da área, avaliada em R$ 20 milhões.
É a primeira vez que o Estado sinaliza com a possibilidade de não repassar o valor para a desapropriação. No início de julho, o titular da pasta dos Transportes, Pedro Westphalen, garantiu que os recursos seriam disponibilizados assim que o município solicitasse, respeitando um termo de compromisso assinado ainda no governo Tarso Genro. A área precisa estar em nome do município para que o governo federal possa lançar o edital de licitação para o terminal em 2018.
A desapropriação por meio de uma PPP é defendida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias. Segundo o presidente da entidade, Nelson Sbabo, investidores estrangeiros interessados em investir no terminal poderiam pagar pela área e construir o aeroporto. No entanto, é preciso esclarecer questões jurídicas para que ideia possa sair do papel. A principal aposta do município, é que o governo federal construa a pista e terminal de passageiros e somente depois o aeroporto seja concedido para novos investimentos. Sbabo, porém, acredita que é possível trabalhar simultaneamente nas duas possibilidades.
"Uma das alternativas seria instituir uma empresa com participação acionária da prefeitura e escriturar a área em nome do município. Estamos conduzido (o assunto) de tal forma que uma decisão influencia na outra", afirmou.
Em nota, a Secretaria Estadual dos Transportes, disse que não houve mudança de entendimento sobre o assunto e que está em estudo a possibilidade de incluir os custos em uma futura concessão divido à calamidade financeira do Estado. Caso não seja viável, o governo buscará cumprir o compromisso assumido.
Gaúcha
Estado diz que só paga por área do aeroporto de Vila Oliva se não houver alternativa
Subsecretário de Transportes do Estado, Vanderlan Frank Carvalho, sugeriu que município busque parceria público-privada
André Fiedler
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project