Empresas e órgãos públicos de Caxias do Sul vão discutir formas de fomentar o chamado turismo industrial na cidade. O assunto foi debatido em um seminário organizado nesta segunda-feira (1º) pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário da Câmara de Vereadores.
O turismo industrial tem como principal atividade a visitação a fábricas da cidade, semelhante ao que ocorre com vinícolas da Serra. A partir das discussões do seminário, um grupo de trabalho vai buscar aproveitar o parque fabril da cidade para atrair visitantes.
De acordo com a secretária do Turismo, Renata Carraro, que participou do encontro, já existem empresas que abrem as portas para visitantes. O desafio, porém, é tornar a atividade mais frequente e melhorar a estrutura de recepção, especialmente com relação à segurança. Segundo a secretária, a expectativa é que a atividade seja voltada principalmente para jornalistas, estudantes e clientes das empresas. Esse público, no entanto, pode aproveitar a presença na cidade para conhecer outros roteiros.
Conforme Renata, a iniciativa tem que partir dos empreendedores, mas vai contar com apoio do setor público. Diversas empresas, segundo ela, participaram do seminário que contou com palestra de representantes da Scânia e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo (SP), Hiroyuki Minami. A cidade do ABC paulista é uma referência no turismo industrial.