A Controladoria-Geral da União (CGU) realiza, até sexta-feira (1º), em Santa Maria uma auditoria quanto à aplicação de recursos públicos do governo federal no município. O serviço compreende a análise de repasse de verbas a órgãos públicos e privados, situados em Santa Maria, no período compreendido entre 2016 e 2017.
Ao todo, estão em Santa Maria oito auditores federais que analisarão o controle e a aplicação de recursos que somam, juntos, R$ 54,6 milhões. O crivo da CGU envolve programas da União – como obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – com a urbanização de áreas periféricas na Vila Cerro Azul e no Loteamento Estação dos Ventos, além da construção do Centro de Artes e Lazer Unificado na Nova Santa Marta.
Também estão sendo avaliados convênios firmados entre o governo federal com duas escolas técnicas da cidade que receberam recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Na área da saúde estão sendo analisadas demandas referentes à atenção básica da saúde do município e o serviço do Samu. A obra da Central de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) também será auditada. Mas há também fiscalização referente ao Hospital Regional de Santa Maria.
Ao fim das atividades, a CGU trabalhará na elaboração de um relatório prévio que será destinado às entidades que foram alvo da inspeção. Após isso, é aguardado um relatório definitivo, até dezembro, com a análise do que foi constatado.