O mês de agosto é de prospecção para a economia de Metade Sul do Estado. Prefeitos e empresários do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná participarão da missão internacional à Coreia do Sul. Os compromissos serão cumpridos de 21 a 26 de agosto. O prefeito de São Sepé, Leo Girardello (PP), integrará a viagem até o país asiático.
A missão prevê encontros e visitas a usinas de separação e recuperação de lixo. A pauta também contempla outras demandas da agenda ambiental, entre elas dessalinização de água e tratamento de esgoto.
A Coreia do Sul é hoje uma referência no tratamento e gestão de resíduos. O país é conhecido por fazer uso de tecnologias em que são revertidas toneladas de lixo em matéria prima para a indústria.
Entre os compromissos firmados, estão visitas a fábricas que produzem lâmpadas de LED e também usinas de geração de energia solar. Os prefeitos gaúchos esperam, ao retornar da missão, contabilizar um saldo positivo: com possíveis convênios e até investimentos de empresas sul-coreanas para a região.
A viagem é articulada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Coreia do Sul.